segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Invasão AENMG na Serra do Cipo


Nos dias 17 a 19 de setembro, uma equipe da AENMG foi até a Serra do Cipó para escalar as vias incríveis do local. Sherlley e eu (FIB) saímos no final da madrugada rumo a Confins, onde fariamos o resgate do nosso colega Rodrigão que estava a trabalho em BH e depois seguimos para o Cipó, onde ficamos instalados no no incrível Abrigo G3, do nosso querido Magrão.

Placa na trilha de aceso ao Grupo 3

De mochilas prontas, seguimos a trilha até o setor Vale da perseguida, no Grupo G3. Aproximadamente 30 minutos de caminhada do abrigo do Magrão. Por ser um vale, existe a predominância de sombra em praticamente o dia todo. Escolhemos a via “Legalize Já, 6C (BR)”, com a primeira via para escalar, por ser uma via de pouca dificuldade, alta e com alguns esticões para aclimatação. Como estávamos em 3, acordamos que, enquanto 1 escalava e outro ficava na segurança, o terceiro ficaria responsável pelas fotos. E assim se foi até o final da trip. Depois escalamos a via “Chorreira Musical, 7A (BR)”, uma clássica do Vale.  Partimos dali para o setor Lamurias, onde fomos direto para a via Lamúrias de um Viciado, uma das vias mais clássicas da Serra do Cipó, com esticões que chagam a ter 7 metros de altura. 

Sherlley e Rodrigão na clássica Lamurias de um Viciado

No cair da tarde, aproveitamos um pouco o por do Sol incrível do lugar e voltamos para o abrigo.

Por do sol visto do G3

A noite, Fib e Rodrigão ficaram por conta de preparar o jantar, e Sherlley ficou com a parte braçal de arrumar a cozinha, muito justo. Quem fica no Abrigo G3 de Magrão, não pode deixar de tomar à noite a famosa cerveja artesanal que ali é produzida. Depois de um delicioso jantar e de muita prosa, assistimos a vídeos de escalada até pegar no sono.

Macarrão com beterraba pra dar pressão no antibraço

Cerveja artesanal do Magrão pra fechar a noite

No segundo dia de trip, partimos para o Setor Vale de Blair, no grupo G1. A caminhada até o setor é bem mais exigente, mas na minha opinião, é um dos melhores setores do grupo, com grande variedade de vias e um ambiente extremamente agradável. Ali, entramos na “Via de Blair 7A” para aquecer e depois fizemos força numa das vias mais recentes do setor, “Brinquedo Assassino 9A (BR)”, um via bem exigente, mas dessa vez não conseguimos isolar o crux. Saímos dali e fomos para o Setor, Vale dos Papagaios, no intuito de escalar vias bem altas, porém, o tempo se fechou e na eminência da chuva, Rodrigão nos guiou até um setor com a segurança de abrigo de pedra. Seguimos a trilha do G1 e chegamos ao G2, passando pelo setor “PCC”, chegando no setor “Coliseu”. Sherlley sacou a via “Venga las Chicas, 6C (BR)”, e na sequência entraram Fib e Rodrigão que desequipou a via. Nada de chuva, seguimos então para o G3, indo diretor para o “Vale Zen”. Outro setor nobre e com mais de 40. Ali entramos na via “Avenida Brasil” e ficamos no setor até o cair da noite. Finalizamos os trabalhos e retornamos para o abrigo, com o sentimento de termos concluído um Trekking no Cipó, passando por todos os Grupos, G1, G2 e G3 no mesmo dia. 

No terceiro e último dia já cansados, escalamos vias mais fáceis e acessíveis no Grupo G3. Fomos direto para a Sala da Justiça, onde entramos na via “Injustiça Social” e a via “Bonitinha, mas Ordinária”. Dali, fomos para o setor “Calada da Noite” onde finalizamos nossos dias de escalada na via “Mestre Splinter”. Retornamos para o abrigo e fizemos a viagem de volta para Montes Claros. Em nossa viagem, encontramos escaladores conhecidos nos setores que passamos e outros que conhecemos por lá. Esperamos voltar muito em breve na Serra do Cipó.


Outras imagens da invasão AENMG na serra do cipó: