terça-feira, 29 de março de 2016

Como foi o 6º Festival de Escalada do Norte de MG

O Festival de Escalada do Norte de Minas Gerais aconteceu completando 6 anos. Desde 2011 muita coisa já aconteceu na cena da escalada no norte de MG. Em todas as edições sempre aparecem escaladores de outras cidades e estados de vários cantos do Brasil, esse ano não foi diferente.

O 6º festival contou com a presença de escaladores de Goiânia, Bahia e Minas Gerais atraindo escaladores de Belo Horizonte, Januária, Janaúba entre outras cidades do estado. 

A programação aconteceu de acordo com o planejado e foi registrado aproximadamente 60 escaladores nos três dias de evento.

Mesmo sendo organizado muito próximo do feriado da semana santa conseguimos abrigar os escaladores em um sítio próximo aos setores de escalada e logo na sexta-feira foi servido um café da manhã para os climbers com o apoio da Center Pão.

O primeiro dia do festival, sexta-feira, fomos para a Fazenda Zuculin, que já possui um novo setor, chamando Usina Velha que conta com algumas vias. Este novo setor é uma falésia com uma cachoeira incrível e um negativo fantástico. Quem nunca esteve na fazenda zuculin ficou impressionado com a grandiosidade e a beleza que o setor principal da caverna onde os escaladores ficaram encantados.

  

O sábado ficou divido, alguns escaladores foram para o setor Tia Tina e outros tantos para a fazenda zuculin. Quem foi para o setor Tia Tina também ficou encantado com as vias, apesar da maior parte do tempo o sol não ter dado nem uma trégua os escaladores ficaram encantados com as vias e a falésia, principalmente pelo fato da rocha ficar a poucos metros do estacionamento.

   

Os escaladores que não conheciam o setor Tia Tina também ficaram encantados com as vias e receberam o croqui com todas as vias logo primeiro dia do evento.  Todos os croquis foram impressos pela Impresuper, empresa que sempre apoia o festival de escalada do norte de minas.

Enquanto alguns escalavam no setor Tia Tina, uns escalavam e conquistavam vias no setor Usina Velhas outros escalavam na fazenda zuculin que contou com a presença ilustre da Sara Zuculin (filha do grande Marcelo Zuculin, proprietário da fazenda) que foi até o setor da caverna pra prestigiar o festival e acompanhar as cadenas que saiam a rodo. A galera estava insana pra mandar as vias da cave e principalmente o novo projeto que está sendo conquistado, a via Jurassic Park a qual foi escalada pelo Felipe Alves Kabeça  que informou ser provável projeto de 9C.


Conquista da Via Jurassic Park


No sábado a noite foi a hora mais esperada para algumas pessoas, o sorteio dos brindes da Conquista, Nerea, 4 Climb, Abrigo G3 e Adrena. Enquanto os equipamentos e roupas não eram sorteados, a galera curtia uma vibe do som ligado e apreciava uma gelada.



As 22:00 do sábado aconteceu o sorteio dos brindes, abaixo algumas fotos dos sortudos que ganharam os prêmios.

Carlos Primo (Presidente AENMG) abrindo a caixinha com os nomes




No domingo a programação era livre e sendo assim havia escalador no setor Tia Tina, na Fazenda Zuculin e até no setor Vieiras. As pessoas que vieram de outras cidades e até estado já se programaram para escalar até perto do sol se por para aproveitar mais um pouco.

O festival mais uma vez foi incrível e a AENMG agradece a todos que participaram deste evento, agradece também as empresas que apoiaram o festival e não poderia deixar de agradecer o Sr. Iudeu, caseiro do sítio, que nos recebeu maravilhosamente bem.

Em breve divulgaremos o endereço de todas as fotos do festival.

AENMG agradece:

Loja Nerea
Loja Adrena
Conquista Montanhismo
4 Climb
Abrigo G3
Center Pão
Impresuper