segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Regrampeação das vias do Campo Escola Pedreira

AENMG ficou um tempo sem dar notícias mas nunca para, depois da revitalização das trilhas do campo escola pedreira foi a vez de realizar um trabalho nas vias.
A história do Campo Escola começou no fim da década de 80 com um grupo de amigos que começaram a escalar no exército e posteriormente formaram o primeiro grupo de escaladores. Desse grupo nasceu o Clube Excursionista de Montes Claros – CEMC, que começou a difundir a escalada na região. Para saber mais sobre a história de como começou a escalada em Montes Claros clique aqui.

Pensando no tempo em que algumas vias foram conquistadas, como a Aranha, Desafio entre outras com mais de 20 anos, a AENMG procurou os conquistadores das vias do Campo Escola e propôs o Projeto Regrampeação. Esse projeto será realizado ao longo de um período e já se iniciou com a duplicação do TOP de algumas vias.

No último fim de semana de setembro o Presidente da AENMG, Carlos Primo, e o Secretário Sherley foram até o Campo Escola pra dar início ao Projeto Regrampeação. As primeiras vias a serem trabalhadas foram a Salamandra - 8a e a via Massa Encefálica - 8b.

A seguir as fotos da duplicação da via Salamandra.



Avaliando como ficou o resultado!!
        


Depois de duplicado o TOP da Salamandra, foi a vez a Massa Encefálica. Foi adicionada uma chapa com argola e mantido o mosquetão que já havia.
           

 
 


Assim que finalizamos os trabalhos nessas duas vias fomos direto para a via Pedra Flor e Espinho - 7a. Essa via foi conquistada por Jober Rivelino, Magnus e Toninho em 1997. Por ser uma via bastante escalada no campo escola e ter sido conquistada a 15 anos a AENMG realizou a regrampeação de toda a via, mas manteve a linha da mesma forma para não descaracterizar a via. Quem for escalar a via verá que foi substituída a malha rápida por uma chapeleta com argola para melhor segurança.

Abaixo algumas fotos da regrampeação da Pedra Flor e Espinho:






Depois de ter regrampeado a Pedra, Flor e Espinho, foi colocada mais uma chapeleta no TOP da via Sinergia - 8a/b fazendo que ficasse com duas chapas de argola no fim da via. Nessa via também havia uma malha rápida que foi retirada para melhor segurança de quem escala. 

Não para por aqui, o Projeto Regrampeação ainda vai ter muito trabalho. A ideia da AENMG é que todo o Campo Escola seja regrampeado para que haja uma melhor segurança dos escaladores.

Para que este projeto se concretize é fundamental a participação dos filiados da AENMG e de toda a comunidade escaladora de Montes Claros. A Associação não recebe nada pelos trabalhos que realiza além da satisfação de ver a Escalada ganhando força a cada ano que passa.

Abaixo seguem fotos da duplicação do TOP da via Sinergia.